Pesquisar este blog

sábado, 3 de novembro de 2007

O papel das imagens na nossa Igreja Católica

Ao contrário do que diz a maioria dos protestantes, as imagens que vimos nas nossas paróquias, santuários, etc, não são imagens de "deuses". Pois a Igreja Católica não nos ensina a prática da idolatria e até condena quem se dá a tais práticas.
As imagens dos Santos estão ali, não para dizer que aquele Santo ou Santa é ou deve ser por nós adorado(a) como se fossem "outros deuses"; pois nós, Católicos, sabemos que não existe um outro deus a não ser o Deus Uno e Trino.
Os Santos não são por nós adorados como "deuses", "semi-deuses" ou coisa semelhante, nem confiamos aos Santos o poder de salvação; poder este que sabemos que vem única e exclusivamente de Jesus; mas são os Santos nossos intercessores junto à Jesus que é o nosso Redentor. Por esta razão, muitas das vezes recorremos aos Santos, nossos intercessores, com nossas orações a estes Bem-Aventurados que agora gozam dos triunfos do Reino Celeste e que rogam por nós que ainda peregrinamos neste mundo e nesta vida ainda carnal e em qual estamos sujeitos ainda ao pecado. Eis porque quando recitamos nossas Ladainhas, seja ela dirigida à Maria Santíssima ou à algum Santo, respondemos a cada invocação com o "Rogai por nós".
As imagens dos Santos também nos fazem recordar as pessoas que, durante sua vida aqui na terra, amaram tanto a Deus e defenderam brava e heroicamente a sua fé e a Igreja que, em sua maioria deram até a sua própria vida em defesa da fé e por amor ao Reino de Deus.
Os Santos são também, para nós, modelos a serem seguidos com seu exemplo de amor, fé, humildade, castidade e total entrega ao serviço do Reino de Deus.
As imagens para nós, Católicos, como já disse, não são por nós adoradas, mas veneradas, pois elas nos comunicam, portanto, mensagens.
Como no passado também não existiam fotógrafos, era preciso desenhar ou esculpir.
A cultura visual de nossa época atesta o valor da imagem.

21 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Camila,se vc for estudar todas as religiões, todas elas teram suas doutrinas e ensinamentos baseados na Bíblia.
Então,como está dito acima, nós católicos não adoramos imagens. certo? eles são nossos intercessores junto a Deus.É como por exemplo, se vc for querer falar com o Presidente da Replública, ele é ocupado de mais, então falamos com outras pessoas que possam levar nossa mensagem até ele, ou até mesmo consiga que falamos com o Presidente...
Assim, é Deus ocupado de mais...
Agora, por outro lado, se vc conhece a educação da ética, vc poderia muito bem ficar calada, já que não sabe de nada da Igreja Católica. Outra coisa, cada pessoa tem o direito de participar de uma religião, e de preferencia q que ele mesmo escolher, porém não se deve achar que somente a sua religião é a correta, devemos sim,defender a nossa religião, mas sem criticar a dos outros...por isso respeite a Igreja Católica.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Márcio da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Diante de sua atitude, excluindo as minhas postagens que expõe de forma clara e objetiva a posição irefutável das primissas bíblicas à respeito das imagens, fica bem claro que seu posicionamento não é pautado pela verdade. Entristecí-me, pois tratei do assunto apoiado exclusivamente na qualidade bíblica. Como você não tem conhecimento mínimo para expor suas convicções, e então, dialogar com a verdade bíblica, você exclui qualquer coisa que se opõe aos seus escritos. Excluir meu comentário, prova mais uma vez o engodo tramado em torno da adoração(ou veneração, tanto faz) às imagens/santos, que faz as pessoas pensarem que venerar seja diferente de adorar, desviando o alvo para algo mentiroso, pos Jesus é o caminho a verdade e a vida. Mas, graças ao Bom Deus, Fiel e Verdadeiro, que deixou a Bíblia para que os de mente aberta e que buscam a verdade, tenham a chance de conhecê-la. Peço a Deus que o ilumine com essa verdade e então converta-se, arrependendo-se e deixando o pecado, aceitando a Jesus como seu único e suficiente Salvador(e como diz a Bíblia: único mediador entre Deus e os homens). Não falo de uma conversão a uma outra religião, mas à fé única e exclusiva ao Senhor Jesus, aquele que morreu na cruz por nós pecadores(não foi maria que morreu lá, nem tão pouco ressuscitou). Jesus sim deve ser Adorado e Venerado.
Deus o abençoe e que Ele te dê a graça de conhecer esse Jesus a quem eu Adoro e Venero.
Um grande abraço meu amigo.

. disse...

Gostaría de dizer aos companheiros protestantes o seguinte, vocês precisam conhecer melhor a origem do cristianismo verdadeiro, não as fábulas que vocês ouvem dos seus líderes, a bíblia que vocês tanto afirmam ser a palavra de Deus, só está nas mãos de vocês graças a igreja católica, os papiros contendo todos os livros foram reunidos e traduzidos do grego p/ o latim por São Jerônimo, um pobre eremita que vivía no deserto,porem era um homem de grande sabedoría e conhecedor do grego e do aramaico.Desde os primórdios do cristianismo ja se fazia uso das imagens nos templos subterrâneos, eram esculpidas ou pintadas nas paredes dos templos, mostravam cenas da cruxificação de Jesus, da santa ceia,da virgem María e dos santos apóstolos. Desde o princípio era permitido aos cristãos fazerem uso dessas figuras nos templos e nas suas casas, por lembrarem figuras de pessoas e personagens bíblicos. Os apóstolos tinham a segurança e o discernimento de que não se tratava de idolatría, mas sim como uma forma de agradecimento e respeito as pessoas que se sacrificaram em nome de Cristo e da sua igreja. Desde o momento em que Jesus encarnou em forma de homem,tornou-se possível representar a figura de Deus filho, a proibição do Êxodo e de outros livros em relação as imagens é tão somente p/ os judeus daquele tempo em que Deus ainda não havía se revelado como homem, até então ninguem conhecía a face de Deus.Lutero adotou a sola scriptura a fim de combater a tradição apostólica, que é a confirmação de tudo que está na bíblia, a própria bíblia é fruto da tradição, pois tudo que está escrito em suas páginas só se tornaram linhas trezentos anos depois de Cristo, até então sómente os apóstolos tinham acesso aos papiros, e os mesmos transmitiam toda verdade do cristianismo aos discipulos oralmente. Se acham que o que estou dizendo não é verdade ou então não passa de uma estória, procurem conhecer a igreja ortodoxa e sua origem, sua doutrina e sua base espiritual, e tenham a certeza de quem pratica o verdadeiro cristianismo.

. disse...

Porquê a bíblia protestante contem 66 livros e a bíblia católica contem 73?

até hoje observo alguns irmão protestantes afirmarem errôneamente que a igreja católica acrescentou 7 livros a mais na bíblia, que Martinho Lutero excluiu esses livros. Pelo amor de Deus, Lutero jamais tería a capacidade de mudar alguma coisa da bíblia, o que ele fêz foi simplesmenmte adotar a versão adulterada dos judeus de Jãmnia do ano 100 depois de Cristo, esse judeus se reuniram em um sínodo p/ discutirem o crescimento do cristianismo, que até então era uma nova religião que crescía tanto, fazendo com que milhares de judeus se convertessem a ela.Chegaram a conclusão de que era preciso retirar os livros que foram escritos pelos judeus da diáspora, aqueles que ficaram exilados em Alexandría e na Babilônia, esse judeus escreveram esses livros em idioma grego, não tinham mais o conhecimento do hebraico, depois de 400 anos fora das terras de Israel. Mesmo assim, não perderam suas origens judaicas, o próprio Moises fora criado no Egito pela esposa do faraó como filho. A preocupação desses judeus do ano 100 era o fato de os apóstolos usarem o antigo tetamento que continham esses sete livros nas pregações, o próprio Jesus pregou no templo usando esses livros juntamente com todos os outros do AT. Por conta desse fato, esses judeus resolveram que nenhum livro que não fosse escrito em hebraico e que nenhum judeu que não fosse nascido em Israel, seríam aceitos no novo torá judaico. As versões existentes da bíblia são a (septuaginta ou versão dos setenta e a vulgata latina que foi traduzida por S. Jerônimo)o resto é alteração!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
David Logam disse...

Em primeiro lugar eu gostaria de elogiar o blog muito bem desenvolvido!

Agora quanto ao assunto aqui abordado... com certeza a igreja católica não prega a adoração de imagens de forma alguma, inclusive existem documentos provando isso! A partir do momento que existem provas, é totalmente inútil tamanha blasfêmia e falta de bom censo.

O que acontece Erroneamente é a adoração feita por pessoas que se dizem católicas, quando na verdade praticam a idolatria por si próprias ajudando na degradação da imagem da igreja! Os denominados “Falsos Católicos”.

Eu como defensor da igreja católica, também possuo um blog e incansavelmente luto pra esclarecer essa questão que infelizmente é o principal pilar para todo o pastor se apoiar.]

Sem mais... http://catolicismoreal.blogspot.com

Marcelo Maia disse...

Meu Deus perdoa os protestantes, pois não sabem o que fazem!

Mentem e falam tantas ignorâncias contra a Igreja fundada por Cristo e dão credito a igrejas fundadas por homens 1.500 anos depois de Cristo.
A verdade sobre as imagens veja em:
http://marcelo.cfn.blog.br/?tag=imagens
Deus abençoe nossas famílias

Marcelo Maia
Eu Acredito na Família
Comunidade Família de Nazaré

Márcio da Silva disse...

David e Marcelo!

Pois é... Sobre os tais protestantes, é tanta asneira que aparece aqui no Blog de protestantes falando que nem leio.
Ora, eles não sabem nem ler a "Biblia" capenga e faltando pedaços deles (que o Excomungado Lutero comeu).
Resumindo: Estão por fora até das próprias seitas de fundo de quintal deles, imaginem sobre a nossa Igreja Católica.
A Católica é uma Igreja (com "I" Maiúsculo) e não uma seitazinha de fundo de quintal qualquer onde qualquer um pode chegar lá e sair lendo a Bíblia como quem lê um jornal. Tal e qual os protestantes fazem. Penso que é até um crime uma Bíblia na mão de um Protestante Ignorante.

Só pra lembrar aos Protestantes que visitam aqui nosso Blog: QUE BÍBLIA NÃO É JORNAL NÃO!

Elias disse...

Veneramos a um único Deus, Maria não morreu na cruz por nós..Mas olhe por outro lado Deus a escolheu dentre todas as mulheres. Sobre as imagens por exemplo: Do mesmo jeito que um filho que não conhece seu pai,e busca uma fotografia dele, nós procuramos tentar descobrir seu rosto, sua face pois nós não tivemos a felicidade ou a graça de conhecer-lhe.
Que a paz do Senhor esteja com vocês.

alukard disse...

hn quem critica ta errado eu sou catolico bresilerio e nao romano
aquele que critica nao sebem imagem e
apenas para recordar so que os ivagelicos nao ve na biblia a citaçao
do santos entre aspas na biblia entao
resa pare eles naoexite entao eles sao comtra ate nassa senhorade fatima
de abadia e aparecida eles ve ea coma deusa (deusas)

alukard disse...

todos quele que critica e julgam seram reperendidos eles nao compriende so querem criticar entao
vo critcar tambem os ivanjelicos e uma malacao alem de lavagem celebral
fanatismo nao sao todas eu sou catolico com orgulho aquele que critica nao conhece a religiao catolica

Unknown disse...

eu ja fui catolica eu sei como que e o padre encina adora imagen sim, eu me prostava diante daquela imagens e ali eu fasia os meus pedidos, gloria a Deus que nenhun foi atendido hoje eu seu que por tras de cada imagen se esconde demonios, eu sei que o demonio tanbem da o que pedimos para nos confundi, so que ele da com uma mao e toma com as duas, lean salmo115 ,que Deus os abençoe no nome de jesus cristo!

Unknown disse...

vc cria o seu blogge e nao aceita outros comentario? irmao jesus te ama muito viu leia mais a bibria e peça sabedoria do espirito santo esquese as imagen ajuelha no chao e peça ao espirito santo de Deus para le mostrar a verdade vc vai sentir e ovir a voz de Deus falando com vc faça isso nao tem erro amen, a paz do senhor jesus te ama e eu tanbem, gloria a Deus

Márcio da Silva disse...

Então nunca foi Católica. Porque para quem é Católico mesmo de verdade, com C Maiúsculo e que sabe o que é o Catolicismo, não falando de pessoas, não se guiando no que os outros fazem... não existe o "Eu fui", mas sim o "Eu sou" para todo sempre.

Robson Oliveira disse...

Prezados, apenas um comentário totalmente livre, sem me basear diretamente na Bíblia, ou mesmo em outros textos históricos. Os Santos como entendi são intermediários entre nós e Deus, porém a Bíblia nos diz que o mediador é Cristo. Assim, diria que a visão Católica é uma demonstração extremamente louvável de humildade, pois, consideramos que somos pecadores, precisamos de personalidades, menos pecadoras, se assim podemos dizer, que são os Santos para interceder por nós. Me auto-rotulo, Cristão e não CAtólico, Evangélico, Adventista, etc, pois vejo tanta discussão entre os grupos que penso: "Bom, vou tentar buscar a Cristo, pois assim acredito que não estarei concordando com uns e ofendendo a outros.

Peço ao moderador do blog que deixe meu e-mail (robson@sonica.com.br), pois gostaria de receber e-mails de pessoas que desejam comentar o que escrevi e é claro compartilhar informações para que eu fique com menos dúvidas.

Abraço a todos e que a Paz de Cristo esteja com todos nós.

Robson Oliveira

Anônimo disse...

para Fernanda ferreira pacífico.
você disse que por traz das imagens de igreja católica tem demônios e que graças a deus seus pedidos não foram atendidos porque e demônio dá com uma mão e pega com duas. e que se próstava diante das imagens, nunca ví nenhum padre pedir para alguém fazer isso, você fez por que quis. a gora que é protestante na sua igreja você pede riqueza e recebe na hora, prosperidade e tem, e outras coias mais, e na hora. quem será que dá isso. veja bem. em uma das tentações de Jesus o Demônio que vocês tanto falam levou para um alto monte e mostrou-lhe todas as riquezas do mundo e disse: é minha e as dou a quem eu quero. vocês pedem riqueza e quem da?