Pesquisar este blog

sábado, 3 de novembro de 2007

O QUE DE FATO É A CHAMADA IDOLATRIA NA SAGRADA ESCRITURA

A chamada idolatria na qual se refere a Bíblia, é o fato de, as pessoas tomarem uma imagem, recebê-la e adorá-la como se fosse um "deus de verdade".
O Antigo Testamento da Sagrada Escritura cita várias passagens em que Deus proibiu a fabricação dos verdadeiros ídolos, pois viu Deus que o povo já não o procurava mais e não o adorava como o verdadeiro Deus, mas sim passaram a "rejeitar" Deus para depositar sua fé nas imagens que eram construídas e que eles as tomavam como um "deus".
Podemos citar o exemplo dos filisteus, que tinham no seu templo a enorme estátua de Dagon, que se tratava de uma imagem de um ser, meio homem-meio animal, creio eu; que alguém inventou e criou e que foi edificada no templo dos filisteus e eles passaram a adorar esta imagem como o "deus" deles.
Naquele tempo se acreditava que cada país e povo provinha de um "deus". E como em cada país, havia as vezes vários povos, haviam ali também vários "deuses".
As pessoas costumavam também levar comidas e várias ofertas para serem colocadas nos altares onde ficavam tais imagens, porque o povo acreditava que aquelas imagens eram vivas.
Temos um exemplo no Livro do Êxodo, em que Deus manda fazer imagens de querubins e manda colocá-las no lugar mais sagrado do culto divino, em cima da Arca da Aliança. No ambiente em que ficavam, estas imagens não faziam mal algum (Êxodo 25,18-22). Mas se isto tivesse acontecido por exemplo, no Egito ou na Babilônia, onde o povo era de fato um povo idólatra, estas imagens seriam consideradas como deuses pelo povo.
O que diz a Bíblia em relação as imagens e à idolatria, é que o que Deus proibiu foi a "fabricação de deuses", mas não de obras de arte. No caso daquele povo, eles não consideravam as imagens como obras de arte apenas, ao contrário, faziam questão de fabricar imagens, muitas vezes de figuras imaginárias e de animais e elegê-las com um "deus".

IMPORTANTE

Se você que é Evangélico e que por acaso lê estas linhas, cuidado para não fazer confusão.
Pois existem muitas pessoas por aí, que não têm compromisso maior com a Igreja, que cometem muitas heresias e faltam com respeito em relação àquilo que é sagrado.
Muitos pegam imagens de Santos, levam para o Padre benzer, e depois colocam em casa, carregam no bolso, etc... não considerando o devido respeito à veneração que nos ensina a Igreja, mas usam tais imagens apenas de um modo "mágico" e supersticioso, acreditando que de tal imagem pode surgir alguma "energia", salvá-las de perigos, dar sorte, etc. Agir assim é cair na idolatria. E quero deixar bem claro: PESSOAS QUE FAZEM ISTO OU COISAS SEMELHANTES NÃO SÃO CATÓLICAS!! Por isso cuidado, irmãos Evangélicos para não confundir as coisas, pois estas pessoas, infelizmente quando alguém pergunta sua religião, eles respondem "Eu sou católico(a)!" O que eles deviam ter vergonha, pois são estes que servem de motivos para que protestantes critiquem tanto a nossa Igreja; tais pessoas colocam até mesmo em risco a imagem da nossa Igreja Católica. Se fosse para ser católico assim, preferiria eu ser um pagão ou até mesmo ateu, talvez assim seria eu menos indigno. OS VERDADEIROS CATÓLICOS SÃO PESSOAS DE RESPEITO.
E confesso que fico triste e envergonhado em ver por aí pessoas que acreditam em horóscopo, superstições, praticam o sexo livre dizendo "A minha religião é a Católica". Misericórdia Senhor!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá, irmão!
Salve Maria, "a mãe do meu SENHOR". (Lc 1,43)

É claro que os Católicos (Verdadeiro povo de Deus) não adoram imagens!

Para reforçar a fé dos nossos irmãos recomendo os livros:

• Por que sou Católico (Profº Felipe Aquino)

• A Intercessão e o Culto dos Santos - imagens e relíquias (Profº Felipe Aquino)

Fique com Jesus!

Márcio da Silva disse...

Olá!

Obrigado pela visita e pela recomendação dos livros. Vou procurar!

Que o Senhor Jesus, por intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, lhe abençoe e lhe cubra com Seu Manto!

Um forte abraço!

Fique na Paz!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Márcio da Silva disse...

Os comentários no Blog são monitorados pela Moderação!

Anônimo disse...

Olá amigo, ao ler o seu texto, muito bem elaborado por sinal, me veio uma pergunta, porque os catolicos oram aos santos como se estivessem vivos? como se estivessem sendo ouvidos por eles? serei grato se puder me responder isso. Até mais.

Danilo disse...

Quantas pessoa você já viu serem libertas de um vício na Igreja Católica? Quantas pessoas foram ressucitadas pelos "santos" da Igreja Católica?? Quantas famílias foram restauradas na Igreja Católica? Quantos homens e mulhers que você conhecem foram libertos do vício das drogas, do álcool, do cigarro, do adultério, da prostituição na Igreja Católica?? Quantos demônios você já viu serem expulsos na Igreja Católica? Quantos enfermos você já viu serem curados na Igreja Católica?

Márcio da Silva disse...

Ao Danilo:

Pelos Santos nunca vi ninguém. Pois nunca vi Santo fazer nada partindo dele mesmo. O sinal que o amigo tá por fora de Catolicismo.

Sobre os demônios, na Igreja Católica demônio nem entra porque lá não tem lugar pra ele e ele sabe disso. Só os Protestantes e que gostam de abrir as portas pra ele e deixá-lo a vontade.
Outra coisa é que as pessoas fazem as merdas deles e depois: "HÁ, ISSO É COISA DO INIMIGO! É O DEMÔNIO..." "Inimigo coisa nenhuma! É o ser humano que é mau mesmo, mas enquanto o tal do "Inimigo" existir sempre haverá um culpado para as pessoas fazerem suas maldades e depois virem com aquela conversa fiada de que foi culpa do "Inimigo".

Agora quanto aos demais: enfermos, viciados, prostitutas, ladrões... nunca vi nenhum deles serem curados pela Igreja Católica, ora pois, a Igreja Católica não cura ninguém, quem cura é Jesus Cristo e Ele não quer saber se é Católico, Protestante, Macumbeiro, Pagão, se é religioso ou se não é... Se Ele tem que fazer Ele faz e pronto. Religião não salva e não faz nada por ninguém, quem faz e salva é Jesus e Jesus não é religião.

Anônimo disse...

Ao Márcio da Silva

Pois bem Márcio, sou Evangélico e digo que está de parabéns na sua resposta, pois quem salva é somente nosso Senhor Jesus Cristo.
Fico indignado com certos evangélicos que vivem na hipocrizia... são pessoas que não deveriam estar envolvidas em nenhuma religião pois se fossem católicas também seriam hipócritas. Infelizmente temos que conviver ao redor de várias delas. Mas fica na Paz do senhor meu irmão, desejo que Jesus te abençoe. digo isso falando pela classe de evangélicos que são a minoria, os que realmente servem ao Senhor.

Marlison disse...

HÁ UM SÓ DEUS VIVO E VERDADEIRO





A Doutrina da Trindade não é uma forma de Triteísmo, ou seja, não é uma crença em três Deuses.

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Dt 6.4)
“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor Deus
dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não
há Deus” (Is 44.6)
“Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3)
“Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30)
“Crês, tu que Deus é um só? Fazes bem” (Tg 2.19)
“Sabemos que o ídolo de si mesmo nada é no mundo, e que não há senão um só Deus” (1Co 8.4)
“Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de
todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4.5,6)
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim” (Ap 22.13)

Marlison disse...

"De uma só boca procede benção e maldade.Meus irmãos, não é conviniente que estas coisas sejam assim. Acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso pode a figueira produzir azeitonas ou a videira , figos? tão pouco a fonte salgada pode dar água doce."
Tiago 3.10:12.