Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2009

Todos nós somos chamados à santidade!




Queridos amigos que visitam esta página, gostaria de convidá-los a abrirem em Efésios 4 de 17 a 19, Efésios 4, 19-32, que fala do "homem velho" quando ainda não conhecia Deus e do homem novo, do homem transformado em Cristo Jesus.

E ver também em Efésios 5, 1-5, versículos em que São Paulo nos fala sobre o chamado a sermos imitadores de Cristo, e fala também sobre a gravidade da prostituição e da impureza.

Em efésios 6, de 6 a 20, onde São Paulo fala sobre a Armadura do Cristão.

Mas o que é esta santidade e essa perfeição cristã, as quais somos chamados?

Vemos que nestas passagens de sua carta aos Efésios, São Paulo nos convida à santidade e à perfeição cristã, como Jesus também nos chama à esta perfeição, quando disse para sermos perfeitos, assim como nosso Pai Celestial é perfeito.
Mas o que Jesus e Paulo Apóstolo querem dizer com isso? Que devemos ser santos como Jesus?
Ora, evidente que isso é impossível para nós, como humanos e sujeitos ao pecado, vivermos a mesma santidade de Jesus, pois a santidade de Jesus é plena. Mas se para nós é impossível sermos homens e mulheres santos como Jesus, então por quê São Paulo nestas passagens acima citadas e ao longo de suas outras cartas também, ele nos convida à buscar pela santidade e nos exorta que para que, como cristãos devemos ser imitadores de Cristo?
Claro que jamais alcançaremos a mesma santidade dEle, do mesmo jeito que Ele, mas mesmo assim somos chamados a buscar e a viver na santidade e a buscar pela perfeição cristã, não da mesma forma de Jesus, mas ao máximo de nossas possibilidades, dando o melhor de nós mesmos, buscando pela santidade a cada dia, numa vida de oração, de renúncias, na fuga de toda e qualquer ocasião que possa tender a nos arrastar ao pecado.

Assim como o exemplo de um balde que pode estar cheio de água, da mesma forma que um barril também pode estar. Claro que o balde nunca será tão cheio quanto o barril, mas estando os dois cheios, ambos estarão em plenitude. E é assim que somos chamados a viver a santidade e a buscar pela perfeição cristã, lutando por ela, dando o melhor de nós, vivendo uma vida de oração, vivendo uma fé com obras, na fuga das impurezas, pecado este gravíssimo, uma vez que nosso corpo é morada e templo do Espírito Santo, somos igrejas vivas e Sacrários vivos; nosso corpo não foi feito para a impureza, mas sim para glorificar o Senhor.

Não tem jeito! Uma vez cristãos e tendo abraçado a fé, somos também chamados a buscar pela santidade, sem ficar "facilitando" as coisas, sem querermos criar nós mesmos, nossa própria "religião-light", mas sim, vivendo a fé com seriedade e uma vida de verdadeiros discípulos do Senhor. Porque não adianta querer ser cristão, mas sem buscar pela santidade, sem a qual é impossível agradar a Deus.

Ora, se quisermos de fato ser Cristãos, temos esse compromisso: Buscar pela santidade.

Importante também guardarmos de não cair na hipocrisia de fazer uso desta santidade, a qual somos chamados, nos exaltarmos diante das pessoas e julgar os outros, principalmente aos que podemos ter como "não-cristãos", ou de achar/pensar que somente nós somos os santos ou que Deus está somente conosco e não com as outras pessoas. Pois o que se diz Cristão, mas assim o age, ele prepara o caminho para sua própria condenação, pois o hiipócrita e o orgulhoso serão humilhados na presença do Senhor Jesus.

Que o Senhor Jesus nos abençoe e, por meio de Seu Santo Espírito, nos conceda o dom da perseverança na fé, nas obras, na santidade e na oração!!




Um comentário:

Anônimo disse...

remissions refers waterslides pride consist monographs lynne delicate leonardo racist associate
semelokertes marchimundui