Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2009

Conservar não é deixar mofar




Milhares de pessoas passam anos a fio dentro do metrô, por debaixo de algumas praças que nunca viram nem jamais verão. Não descem nunca para aquela estação. Passam a quinze metros da superfície e nunca foram vê-la. Milhares passam por avenidas e ruas cujo nome nunca leram. Perguntados, não sabem que todos os dias as cruzam. Falta-lhes atenção!

Crer e contemplar, segundo alguns teólogos é exatamente isso: prestar atenção naquilo que antes víamos sem realmente ver. Estava ali, mas não nos parecia importante.

Milhares olham para estrelas cujo nome nunca se importaram em conhecer e para árvores cujo nome também não sabem, embora estejam ali perto de sua casa, há trinta anos.

Há também os que não se interessam por aprender nem saber nada mais do que já sabem. São formigas que não querem outro carreiro. Milhares de cristãos de todas as igrejas nunca fizeram esforço de saber nada além do Catecismo que terminaram aos doze anos. Depois disso, nunca mais leram nenhum livro religioso. Não são curiosos sobre assunto de fé.

Revistas profanas e até eróticas eles compram. Coisas de religião, nunca. Mas vão ao culto e à Missa aos domingos.

Nenhum comentário: