Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de maio de 2008

"Não entregue tua alma à tristeza"



Eclesiástico 30, 22-27
NÃO ENTREGUE TUA ALMA À TRISTEZA

“Não entregues tua alma à tristeza,
não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.
A alegria do coração é a vida do homem,
e um inesgotável tesouro de santidade;
a alegria do homem torna mais longa a sua vida.
Tem compaixão de tua alma e torna-te agradável a Deus, e sê firme;
Concentra o teu coração na santidade,
E afasta a tristeza para longe de ti;
Pois a tristeza matou a muitos.
E não há nela utilidade alguma,
A inveja e a ira abreviam os dias,
E a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.
Um coração bondoso e nobre, banqueteia-se continuamente,
Pois seus banquetes são preparados com solicitude”.
(Eclesiástico 30, 22-27)

Esta passagem do Livro do Eclesiástico, fala sobre o cultivo da Alegria, deste grande fruto, de que muitas pessoas hoje precisam. O mais interessante é que a Palavra chega a nos dizer:

“Tem compaixão da tua alma!”

Como se dissesse:
Tenha pena de você mesmo. Não viva mais essa tristeza, eis que o Senhor da Vida hoje está lhe trazendo alegria. Uma alegria que não se encontra nas coisas e costumes deste mundo; uma alegria que não se encontra nas orgias, nas bebidas, nas baladas, onde muitas pessoas procuram um modo de se refugiar da tristeza, das preocupações e da angústia. Mas uma alegria que somente se encontra em Cristo Jesus.
Muitas pessoas talvez estejam vivendo um momento difícil, de grande angústia, de sofrimento, de abandono. Esta passagem diz que é o Senhor que quer restaurar em nós este fruto da alegria, este dom, que é a graça de Deus, esta alegria que hoje é completa em nossas vidas.
Se você, meu irmão, se você, minha irmã está em Cristo Jesus! Jamais entregue sua alma à tristeza.

Mas como isso pode acontecer? Como as pessoas acabam entregando sua alma à tristeza?

Quantas vezes você está bem em casa! E sente aquela sensação de nostalgia? Você lembra de coisas que lhe ferem, aí você pega um filme, ouve uma música... Você sabe que não deve, que não faz bem, que é errado, mas mesmo assim você quer lembrar de coisas que lhe machucam. Muitos mesmo até pegam uma bebida e começam a se embriagar. Por quê? Por que ali a pessoa sabe que vai mergulhar numa grande tristeza.

Quando você sabe que há alguém a que você precisa muito perdoar, você nem se aproxima desta pessoa. Você está entregando sua alma à tristeza.
Agindo assim, você está se abandonando à tristeza, e não nas mãos de Deus. Deste Deus que lhe fala atraves desta passagem do Eclesiástico: “Não entregue tua alma à tristeza!”

Entreguemos então, toda a nossa tristeza, nossas dores, as nossas aflições, preocupações... tudo nas mãos deste Jesus que não quer que nenhum de nós nos abandonemos a tristeza. Pois Ele é capaz de nos dar uma alegria que nós não conhecemos. Uma alegria que não é a deste mundo. Uma alegria que só se encontra em Cristo Jesus.

Que o Senhor Jesus abençoe a todos nós!!

47 comentários:

Anônimo disse...

Sua sensibilidade em trazer esta passagem bíblica para esta página, ajudaram-me. Sinto-me triste mas, vou reverter esta situação. Abraço!

Márcio da Silva disse...

Vai sim! Em nome do Senhor Jesus.

Embora não nos conhecemos, mas Deus conhece... Saiba que poderá contar comigo em orações.

Com Jesus a vitória é certa!

Um forte abraço!

Deus lhe abençoe!!

Anônimo disse...

Márcio, essa passagem bíblica trouxe luz ao meu coração. Atualmente faço tratamento para depressão, todo dia é uma luta que poucos entendem.
Porém, ler essa passagem me colocou novamente no caminho de Deus.
Obrigado,
você me fez lembrar da pessoa mais importante da minha vida...DEUS!
Obrigado de verdade.

Anônimo disse...

obrigada!

Márcio da Silva disse...

De nada, Amiga!

É que andei meio distante deste blog, mas agora estou de volta, graças ao nosso bom Deus, no que estarei também sempre colocando novas postagens e sempre atualizando-o.

Saiba que torço por você, porque sei que nesta luta serás uma vencedora.
Lembre-se de que temos Jesus que caminha à nossa frente.
Por isso, minha irmã, não se preocupe e tenha fé. Entregue todas as tuas dificuldades diante da presença do Senhor Jesus, coloque esta depressão e todo e qualquer problema que você vem enfrentando, diante da presença de Jesus, porque diante da presença viva de Jesus, minha irmã... Não tem problema nem dificuldade que resista! Todos os problemas,dificuldades, aflições, seja o que for, são obrigadas a se retirar em silêncio, diante da presença viva de Jesus.
Basta que você abra o seu coração para Jesus e tenha fé, e desde já, proclame esta vitória em sua vida.

Um forte abraço pra ti e, embora não a conhecendo, pode contar também com minhas orações.

Que o Senhor Jesus lhe abençoe!!

Anônimo disse...

Ola!!!hj sinto uma tristeza imensa em meu coração, creio muito, mas sinto q minha fé esta diminuindo, luto contra isso, sei q Jesus esta comigo, mas as vezes me sinto só, quero falar e ouvir a Deus, mas me parece q nada acontece. Tbm sei q não posso reclamar e sim clamar, e deixar ele agir em minha vida, mas preciso de ajuda, estou perdida e não sei mais oq fazer. E da hora q acordo até a hora de dormir, digo: Confio em Ti senhor!!!
Precisava desabafar!
Obrigada!!!

Márcio da Silva disse...

Bom... Desculpem pela ausência. Graças a Deus estou de volta.

Amiga Anônima, que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo!!

Nunca desanime, nunca desista, querida irmã. Tenha fé somente e creia.
Embora muitas das vezes nós, como humanos, chegamos a perguntar "Por quê, Senhor?" e chegamos até pensar: "Será que Deus se esqueceu? Será que Ele não me ouve? Mas por que...?
É que tem o tempo de Deus, ou seja... Deus prepara as coisas para nós no tempo certo, e digo à irmã que Deus faz a obra por inteiro, nunca incompleta, mas sim por inteiro, mas no tempo dEle que é diferente do nosso.
Por isso, jamais desanime, creia somente porque Deus já está agindo, e deixe nas mãos dEle que Ele sabe o que está fazendo.

Um forte abraço pra ti!!

E que as tempestades das Bênçãos de Deus sejam derramadas em sua vida!!

Unknown disse...

Oi obrigada por dizer estas palavras vindo de Cristo Jesus, pois estou imensamente triste com minha situação, pois tenho um bebe de 6 meses e estou implorando para o pai pegar ele no colo e abraça-lo mas ele não quer dar amor a meu filho que amo tanto e choro muito não sei o que fazer que Deus me ajude Obrigada

Unknown disse...

Oi obrigada por dizer estas palavras vindo de Cristo Jesus, pois estou imensamente triste com minha situação, pois tenho um bebe de 6 meses e estou implorando para o pai pegar ele no colo e abraça-lo mas ele não quer dar amor a meu filho que amo tanto e choro muito não sei o que fazer que Deus me ajude Obrigada

Anônimo disse...

Espero que Deus ilumine sempre sua vida...
Nunca tinha visitado um blog assim e parece que foi obra Dele pois preciso perdoar uma pessoa e não estou conseguindo por ter me decepcionado tanto e acho que é isso que estou fazendo, entregando minha alma a tristeza.
não deixe de postar essas mensagens que você ajudará muita gente, assim como me sensibilizou, conseguirás sensibilizar muitas outras.
Beijos

Anônimo disse...

oi, muito obrigada por estas palavras que fizerameu enchergar que só DEUS pode alegrar o meu coração e que se eu estou em Cristo Jesus, nenhuma tristeza pode me abalar !

Gláucia disse...

obg pelas palavras... me fez muitooo bem!

Anônimo disse...

amei!!!

Rosana disse...

Eu estava muito precisando de ler está mensagem,estou com varios problemas na minha vida mas hoje me sinto como se eu tivesse levado uma facada em meu coração, tento não pensar mas não adianta a dor esta lá e persiste muito, gostaria muito de ter um encontro com Jesus e dizer pra ele minhas afliçoes e que minha vida aqui na terra foi muito complicado, muita decepção, Obrigada senhor pois quanto mais triste eu fico mais quero ficar perto do senhor..me ajude a conformar com minha situação e com as pessoas do jeito que são......

Ely disse...

Hoje me senti triste em razão de uma situação acontecida aqui em casa onde duas irmãs que se amam, ajudam uma a outra discutiram, isso me entristeceu, mas como sou adoradora do Senhor, rezei o terço e coloquei as duas no coração de Jesus e de Maria. Sei que a tristeza passará assim como passou a fome daqueles que atravessaram o Mar Vermelho quando Deus fartou o povo com o maná e cordonizes. Isso para mim foi um alerta de que muitas vezes a tristeza nos abatem, mas tendo a certeza que Deus sanará a nossa fome pela manhã. A tristeza existe em um dia, mas no outro Deus nos levanta, diz para pegar a nossa maca ( dor) colocar no coração Dêle e andar para ser curado. Lendo oSalmo 142, Ele tira todo o pesar, a angústia de nossos corações porque tudo e todos somos Dele, portando se Ele é Amor, temos que ser amor para os outros mesmo nas dores, porque depois da tempestade vem a bonanza.Levantemos-nos como soldado em ordem de batalha porque o verdadeiro soldado não para no meio do caminho, indo em frente para enfrentar o inimigo que às vezes somos nós mesmos, a exemplo de Golias que foi abatido por uma criança e com um brinquedo- funda.

Anônimo disse...

Não é facil, fugir das tristezas, decepções, angústias. Mas o principal é saber que existe um Deus que sempre estára pronto pra nos carregar em seus braços até a tempestade passar!

Paulo Henrique disse...

Tou triste , mais eu acredito ne um homem que opera grandes milagres e ele vai tirar essa tristeza em meu coração e esse homem é chamado Jesus

Paulo Henrique disse...

Tou triste , mais eu acredito ne um homem que opera grandes milagres e ele vai tirar essa tristeza em meu coração e esse homem é chamado Jesus

Anônimo disse...

oi márcio estou nesse momento saindo da casa que moro,pois não posso pagar o aluguel.Estou muito triste com a alma destruida então abri essa página e me vem vc dando a resposta pra minha tristeza.muito obg as coisas irão se consertar em nome de JESUS

Paula Santos disse...

Engraçado! você postou isso em agosto de 2008, quase 4 anos depois ela veio falar em meu coração, a palavra de Deus é realmente maravilhosa e permanece para sempre. Glória a Deus.
tenho feito exatamente o contrário disto, está na hora mudar isso. deus te abençoe! Paula

Anônimo disse...

É dificil esta alegre em meio a tão grande tempestade e quando caimos no mar revouto e procuramos o chão e so tem aguas bravias a dor que se manifesta atraves da tristeza é tamta que se podesse me afogaria logo e sumiria para sempre.
mas ainda estou aqui temtando vencer essas ondas!!!!!

Anônimo disse...

Obrigada pela mensagem. Preciso muito da força de Deus para superar um momento de angústia pela qual estou passando poque o medo não é obra de Deus.Orem por mim.

Elizabeth disse...

OlÁ, Marcio, muito bonita e tocante esta menssagem, mas não tem Eclesiastes cap. 30 na biblia. Sou nova convertida e gosto de estudos biblicos. Gostaria que me passase mais detalhes.
Que a Paz em Cristo Jesus seja abundante em sua vida, por todos os seus dias.Amém!
Elizabeth Santos

Anônimo disse...

Me desculpa dEUS TEM VERGONHA DE MIN MESMO , NINGUEM ME AMA TODO MUNDO ME ODEIA, se é assim eu não farei nada por que e assim que a vida é mas deus se quisr pode me levar

Anônimo disse...

Me desculpa dEUS TEM VERGONHA DE MIN MESMO , NINGUEM ME AMA TODO MUNDO ME ODEIA, se é assim eu não farei nada por que e assim que a vida é mas deus se quisr pode me levar

Unknown disse...

Esta palavras que estão ae , vão fortalecer muitas vidas e corações tristes .

Unknown disse...

ola, amigo estou muito mal, pq eu achum qui nunca vu ser feliz no amor pois eu pedi pra deus me da uma soluçao...eu ia me fecha pro mundo me torna umma pessoa amarga mas nao quero sei qui deus nao iria gosta qui faço.tudo qui faço num tenhoforçça de vontade.poois me achum uma pessoa incapaz...acho qui cansei de lutar por mim, e pela minha vida.me ajuda..

Anônimo disse...

Olá. Descobri esse blog por acaso, quando estava procurando um texto bíblico do livro do Eclesiástico.
Parabéns pela iniciativa. É muito bom saber que nós Católicos estamos cada dia mais buscando a palavra de Deus.

Anônimo disse...

É...TEM DIAS EM QUE ACHO Q Ñ VOU AGUENTAR,O FARDO Q ESTA SOBRE MINHAS COSTAS É MT PESADO!!!!
APESAR DE EU TER APENAS 12 ANOS,JÁ TENHO Q LUTAR EM ORAÇÃO !!EU TO MATANDO UM LEÃO POR DIA E "JESUS" SABE DISSO,COMO É DIFICIL VC Ñ SABER PARA ONDE CORRER SE Ñ PRA ELE!
ÉÉÉÉÉÉÉH...ÑTA NADA FACIL,MAS PRO MEU "DEUS" NADA É IMPOSSÍVEL.
FIQUEM NA PAZ IRMÃOS.

Anônimo disse...

Querido Márcio Da Silva...

estou passando por um momento de grande dificuldade na minha vida, não conheçia essa passagem biblíca, e lendo-a então, senti uma calma e uma paz dentro de mim, com fé em Deus vou resolver meus problemas! Obrigado por trazer essa palavra, Deus te abençoe.

Jhonata.

Unknown disse...

Estou com o divorcio Agendado para dia 04/04 /13 minha tristeza não tem tamanho um casamento de 12 anos oro busco a Deus mas não me conformo que meu esposo que era um servo fiel mudou tanto,ele saiu de casa 3 vezes morou com outras nulheres e mesmo feito tudo isso eu tenho um sentimento tão bonito por ele e isso me deixa triste demais quando minha filha de 4 anos fala em saudades eu ja fico mau estou arumando tudo para mudar de casa alias nem achei a casa estou no ultimo semestre da faculdade com muito custo mas Deus tem sido fiel e vou caminhando na força porque por mim eu ficaria na cama e esqueceria o mundo.

aceito receber mensagens de motivação no email: aulajavarn@gmail.com

Deus abençoe a todos

Rose

Anônimo disse...


Amei muito, e maravilhoto tudo o que disse, meus parabens!!!!!

Henrique Ribas disse...

Olá,
Andava triste com algo que aconteceu recentemente, o termino de um namoro de 4 anos, um vazio tomou conta, nada tem graça e essa tristeza tornou-se raiva, uma vontade incontrlavel de xingar a pessoa de trata-lá de forma bruta para quem sabe chamar sua atenção, procurando na net palavras que me confortassem achei este blog com estas sabias palavras da biblia, muito obrigado, creio que pelo menos no dia de hoje poderei dormir em paz!!! Deus seja conosco!

Henrique Ribas

Unknown disse...

Agradeço à Deus por usar pessoas assim como vc para nos ajudar...li essa passagem e imediatamente minhas lágrimas pararam de rolar...que Deus continue te usando cada vez mais...fica na paz!!!
Fernanda Marins!!

Unknown disse...

Agradeço à Deus por usar pessoas assim como vc para nos ajudar...li essa passagem e imediatamente minhas lágrimas pararam de rolar...que Deus continue te usando cada vez mais...fica na paz!!!
Fernanda Marins!!

nancy disse...

Precisava mto dessas palavras...
estou numa tristeza mto grande um sentimento de dor e aflição é horrivel, mas lendo essas belas palavras vejo que preciso ser mais forte e SEREI!!!
Estou fazendo o meu 2 curso superior e estou numa sala onde as pessoas não parecem ter Deus no coração, humilhações e depreciações são o forte de uns grupinhos, ja tive vontade de desistir me sinto excluida, indesejada...DOI MToooo mas Deus me dará FORÇAS e eu vou VENCER!!
Este vesciculo, suas palavras e os depoimentos renovaram munhas forças.
Obg

nancy disse...

Precisava mto dessas palavras...
estou numa tristeza mto grande um sentimento de dor e aflição é horrivel, mas lendo essas belas palavras vejo que preciso ser mais forte e SEREI!!!
Estou fazendo o meu 2 curso superior e estou numa sala onde as pessoas não parecem ter Deus no coração, humilhações e depreciações são o forte de uns grupinhos, ja tive vontade de desistir me sinto excluida, indesejada...DOI MToooo mas Deus me dará FORÇAS e eu vou VENCER!!
Este vesciculo, suas palavras e os depoimentos renovaram munhas forças.
Obg
nmayson@bol.com.br

Anônimo disse...

Deus e maravilhoSo estou passando por um momento dificil mas Deus faz tudo no seu tempo estou esperando no senhor.

Anônimo disse...

O ke faço senhor meu deus uma tristesa sem fim, tenho tudo mas não tenho nada. Preciso de uma luz um guia para me mostrar onde é meu caminho, qual seria o meu lugar. Amém. ke DEUS abençoe a todos.

Anônimo disse...

Na minha tristeza achei essa página, que refrigerou minha alma, mas ainda assim estou triste! Abandonada pelo esposo que agora tem outra pessoa e filhos, sinto também a dor do meu pecado de ter procurado uma pessoa somente para ter relação sexual. Na verdade estou extremamente triste comigo mesma!

Unknown disse...

Como me fez bem ler esta passagem hoje, 03:13 da manhã eu aqui acordada sem conseguir dormir pensando em coisas que me fazem mal.
obrigado e que Jesus te abençoe abundantemente

Anônimo disse...

Como me fez bem ler esta passagem, sem conseguir dormir pensando em coisas que me fazem mal, foi com uma injeção de ânimo. Obrigada e que Jesus continue te abençoando

Cati disse...

Oi Amigo. Já faz tempo desde essa sua postagem, mas queria lhe agradecer por essas palavras. Faço prece nos lares de pessoas que necessitam do conforto e apoio do nosso Pai Celestial. Amanhã farei oração na casa de uma irmã que se encontra em uma profunda depressão, por vezes ela pensa até no suicidio. Eu estava indecisa entre passagens pelas quais citaria e pregaria, mas esta mensagem da Bíblia que vc citou é maravilhosa e seus comentários derem um realce especial nela. Não sei de qual Religião vc é, mas isso não importa, o importante é que Deus é um só e que Deus te iluminou para que vc escrevesse coisas tão belas como essas. Obrigada amigo, espero que vc continue sempre com essa Alma boa, Espírito benevolente, colaborador de Deus aqui na Terra. Fica com Deus amigo.

julyana nasser disse...

tb ando triste, essas palavras sao muito importantes pra quem esta mal. Deus abençoe

Anônimo disse...

hoje estou muito triste,porém , o que você escreveu,fez-me acreditar que ainda posso ser feliz e que Deus esta no controle de tudo

obrigado!

Vany disse...

Passagem do Livro do Eclesiástico, fala sobre o cultivo da Alegria, muito bonito!! Ajuda as pessoas. Na fé em cristo que vencemos.

Anônimo disse...

Estou passando por uma prova, mais vou vencer pq sou filha de Deus e creio na sua palavra que ele nunca abandona seus filhos.