Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ITATIAIA - RJ




Itatiaia é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º29'29" sul e a uma longitude 44º33'33" oeste. Sua população estimada em 2008 era de 34.595 habitantes. Situa-se na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.
A temperatura média anual varia entre 15 e 27 graus Celsius, podendo chegar a 5 graus Celsius no inverno. A altitude mínima de Itatiaia é de 505 metros, no entanto atinge 2.291 metros perto do Pico das Agulhas Negras, que faz parte do Parque Nacional de Itatiaia.
Possui uma área de 225,54 km² subdividida em dois distritos: Itatiaia (sede) e Penedo, que gera grande parte da renda do município, devido ao turismo.

Em Itatiaia, o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática de escalada e florestas úmidas, com cachoeiras e muitos buracos nas ruas. Já na rua do prefeito não existe nenhum buraco já que dele o asfalto é recapeado todos os anos. E em Itatiaia não pode ficar doente já que o hospital municipal não funciona e, quando funciona, não tem médico. Logo pode-se dizer que a cidade está vivendo um caos com essa administração. Além do Parque Nacional de Itatiaia, Itatiaia conta ainda com outros destinos turísticos, como a Usina Hidrelétrica do Funil, pertencente à estatal Furnas Centrais Elétricas, a Colônia Finlandesa de Penedo e as vilas de Maromba e Maringá, ambas na região de Visconde de Mauá.

Parque Nacional de Itatiaia:

O Parque Nacional de Itatiaia, localizado na cidade, é um atrativo a parte, sendo a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Divide-se em dois ambientes distintos:
Sede do Parque (parte baixa) - tem como atrativos o Lago Azul, as Cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva, os Três Picos, o Complexo Maromba, com a piscina natural do Maromba, a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus.
Planalto (parte alta) - encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. Seu acesso se dá pela via Presidente Dutra, entrando em Engenheiro Passos, e pegando a rodovia Rio de Janeiro-Caxambu, BR-354, na altura da Garganta do Registro, sinalizada, tem início a estrada de chão batido e a entrada do Parque. É na parte alta que encontra-se o Pico das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras.