Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

A fé do centurião. Uma fé verdadeira, que encantou Jesus.



"Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião e rogou-lhe: Senhor, o meu criado está em casa paralítico, padecendo horrivelmente. Disse-lhe: eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas dize somente uma palavra e o meu criado há de sarar. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade e tenho soldados às minhas ordens, e digo a um: vai ali, e ele vai; a outro: vem cá, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Jesus ouvindo isto admirou-se e disse aos que o acompanhavam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. E digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e hão de sentar-se com Abraão, Isaac e Jacó no Reino dos Céus; mas os filhos deste reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e como crêste, assim te seja feito. E naquela mesma hora sarou o criado." (Mateus 8, 5-13)
------------------------------------------------------------------------------------------------

Há muitos ditos cristãos por aí por aí se achando Deus ou quem sabe a quarta pessoa da Santíssima Trindade. Muitos se dizem cristãos, muitos chamam a Jesus em suas casas, muitos querem vê-lo a seu lado; existem até alguns que querem trancá-lo em armários ou então devorá-lo, metê-lo no ventre como se Jesus fosse somente deles e como se Jesus estivesse apenas do lado deles e não com as outras pessoas, as quais estes as consideram como "pecadores". Usam da religião e da fé para aparecer e se exaltarem diante dos que os vêem e querem ser os santos, os donos da verdade absoluta e vivem como se Deus fosse bobo e não visse o que eles fazem as ocultas, coisas que até mesmo os pagãos têm vergonha de o fazer.
Orgulhosos e hipócritas, querem para si "um lugar de destaque no altar", servindo de exemplo àquele ditado que diz que quanto menor é o circo, mais enfeitado é o palhaço.
Basta olharmos nas próprias redes socias de internet como o Orkut e Facebook por exemplo, quantas pessoas se dizem cristãs, mantém imagens enormes de Jesus e dos nossos Santos Intercessores em seus álbuns para que todos vejam mas escolhem a dedo e por cara ou até mesmo por cor os amigos que querem adicionar e os que querem aceitar. Este é só um pequeno exemplo.

Quando Jesus diz que os filhos deste reino serão lançados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes, Ele não diz dos Cristãos de modo geral, mas sim dos ditos "cristãos" filhos "deste reino"; e que reino é esse? O mesmo reino da mentira, do orgulho, da falsidade e da hipocrisia, estes ficarão imersos nessas mesmas trevas por eles próprios criadas onde não terão nem árvore para sombra, nem flores para perfume, nem frutos para alimento; chorarão e quebrarão os próprios dentes ao rangê-los no sofrimento, nas trevas. Enquanto que os que mesmo estando fora das Igrejas , "no Oriente ou no Ocidente", de um lado ou de outro, mas não estão dentro do Reino do Farisaísmo; aqueles que não são filhos desse reino, porque só têm como paternidade, o Reinado de Deus, esses hão de subir às regiões da felicidade e da luz.

"Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". ( Mateus 7, 21-27 )