Pesquisar este blog

sábado, 31 de maio de 2008

A Sabedoria de Deus revelada aos pequeninos




“Eu vos bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas dos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos”. (Mateus, 11.25)


Podemos afirmar também que esta passagem vem de encontro com a passagem do Evangelho de João que diz:

"Os Judeus se admiravam e diziam: 'Este homem não fez estudos. Donde lhe vem, pois estes conhecimentos da Escritura?' Respondeu-lhes Jesus: 'A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se a minha doutrina é de Deus ou se falo de mim mesmo. Quem fala por própria autoridade busca a própria glória, mas quem procura a glória de quem o enviou é digno de fé e nele não há impostura alguma'". (João 7, 15-18)

É que os sábios e entendidos deste mundo (digo dos orgulhosos) têm sua sabedoria edificada somente nas coisas deste mundo; não buscam as coisas do alto como os "pequeninos" a quem se refere Jesus nesta primeira passagem de São Mateus, citada acima.
Os sábios deste mundo, eles dão prioridade as coisas terrenas; geralmente usam dos seus conhecimentos doutrinários, baseados apenas na Igreja em si. Na história da Igreja, Documentos,
Encíclicas, relíquias...
Se preocupam de uma forma exagerada com os Documentos da Igreja e com o Papa, muitas das vezes colocando a pessoa do Papa na frente de Jesus, e se esquecem da presença viva de Jesus, que é a Cabeça da Igreja.
Por isso quando muitos destes vêem algum leigo evangelizando, eles ficam admirados, como ficaram os Judeus ao verem a forma e com que sabedoria Jesus também ensinava. Como quem diz: "Como este homem, um simples humilde, que sequer tinha algum estudo sobre a Lei (daquele tempo) pode ensinar com tamanha sabedoria?" "Quem lhe deu esta autoridade?"
E o mesmo, os doutores da fé de hoje dizem para os mais leigos e questionam com que autoridade estes ensinam e pregam a Palavra de Deus por meio da Sagrada Escritura. E chegam a afirmar que os leigos não têm autoridade para interpretar a Sagrada Escritura. Mas que isto cabe somente aos "especialistas", aos estudiosos e aos que têm maior preparo para isto.

Aí que está o mistério: É que os mais humildes têm o pensamento voltado para as Coisas do Alto.
Chegam até mesmo a serem tachados pelos mais estudiosos como loucos, sentimentalistas... Pois é justamente a estes "loucos" que Deus está buscando!
Rsrs!!
Porque estes, na sua "loucura" (fé), eles crêem no poder de Deus, no poder do Espírito Santo. Estão com o coração e o pensamento voltados para tudo aquilo que vêm do Alto.
Na sua "loucura", eles crêem no invisível e no impossível, e sem duvidar em seus corações acolhem com humildade, sinceridade e caridade todas as coisas que lhes são reveladas pelo Senhor por meio do Seu Santo Espírito.

E na sua
pequenês e "loucura", Deus, por meio do Seu Santo Espírito, lhes abre ao entendimento e assim também, pelo poder do Espírito Santo de Deus, estes são capazes também de realizarem diversas e verdadeiras curas e milagres em Nome do Senhor Jesus.

Só uma pequena observação:

O que também não é evidentemente correto é uma tentativa de interpretação das passagens da Sagrada Escritura, quando a pessoa tenta assim fazer uma interpretação individual e ao seu próprio modo. Assim agindo, a pessoa corre um sério risco de distorcer esta ou aquela determinada passagem e usá-la
incorretamente, podendo até vir a causar desastres na hora de fazer tal pregação baseada em tal passagem.

Digo também dos sábios deste mundo, mas não me referindo de um modo geral aos Teólogos da nossa Igreja, mas sim aos orgulhosos que aproveitam de tudo aquilo que lhes foi ensinada para se exaltarem diante das pessoas e até mesmo duvidarem da fé de Seu "A", Seu "B" e Seu "C", desprezando-os pelo fato destes não terem os mesmos conhecimentos doutrinários que eles.
Digo dos mesmos doutores a quem Jesus se referia quando falava daqueles que gostam dos primeiros lugares nas Sinagogas.
São os mesmos doutores aos quais me refiro que parecem querer para si "um lugar de destaque no altar".

E digo também da sabedoria edificada sobre a Rocha dos pequeninos (humildes de coração)
A sabedoria dos pequeninos, que tem por fundamento a fé, abandono e entrega total a Deus, confunde a sabedoria dos Sábios e entendidos deste mundo que tem como fundamento as coisas terrenas, os estudos, a história e o passado da Igreja e se esquecem assim de dar prioridade as Coisas do Alto.

Jamais os sábios e entendidos deste mundo compreenderão o mistério da sabedoria que é revelada por Deus aos humildes!

Que o Senhor Jesus nos abençoe a todos nós e nos conceda sempre a Graça de O servir na nossa humildade e pequenês. Amém!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

"Não entregue tua alma à tristeza"



Eclesiástico 30, 22-27
NÃO ENTREGUE TUA ALMA À TRISTEZA

“Não entregues tua alma à tristeza,
não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.
A alegria do coração é a vida do homem,
e um inesgotável tesouro de santidade;
a alegria do homem torna mais longa a sua vida.
Tem compaixão de tua alma e torna-te agradável a Deus, e sê firme;
Concentra o teu coração na santidade,
E afasta a tristeza para longe de ti;
Pois a tristeza matou a muitos.
E não há nela utilidade alguma,
A inveja e a ira abreviam os dias,
E a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.
Um coração bondoso e nobre, banqueteia-se continuamente,
Pois seus banquetes são preparados com solicitude”.
(Eclesiástico 30, 22-27)

Esta passagem do Livro do Eclesiástico, fala sobre o cultivo da Alegria, deste grande fruto, de que muitas pessoas hoje precisam. O mais interessante é que a Palavra chega a nos dizer:

“Tem compaixão da tua alma!”

Como se dissesse:
Tenha pena de você mesmo. Não viva mais essa tristeza, eis que o Senhor da Vida hoje está lhe trazendo alegria. Uma alegria que não se encontra nas coisas e costumes deste mundo; uma alegria que não se encontra nas orgias, nas bebidas, nas baladas, onde muitas pessoas procuram um modo de se refugiar da tristeza, das preocupações e da angústia. Mas uma alegria que somente se encontra em Cristo Jesus.
Muitas pessoas talvez estejam vivendo um momento difícil, de grande angústia, de sofrimento, de abandono. Esta passagem diz que é o Senhor que quer restaurar em nós este fruto da alegria, este dom, que é a graça de Deus, esta alegria que hoje é completa em nossas vidas.
Se você, meu irmão, se você, minha irmã está em Cristo Jesus! Jamais entregue sua alma à tristeza.

Mas como isso pode acontecer? Como as pessoas acabam entregando sua alma à tristeza?

Quantas vezes você está bem em casa! E sente aquela sensação de nostalgia? Você lembra de coisas que lhe ferem, aí você pega um filme, ouve uma música... Você sabe que não deve, que não faz bem, que é errado, mas mesmo assim você quer lembrar de coisas que lhe machucam. Muitos mesmo até pegam uma bebida e começam a se embriagar. Por quê? Por que ali a pessoa sabe que vai mergulhar numa grande tristeza.

Quando você sabe que há alguém a que você precisa muito perdoar, você nem se aproxima desta pessoa. Você está entregando sua alma à tristeza.
Agindo assim, você está se abandonando à tristeza, e não nas mãos de Deus. Deste Deus que lhe fala atraves desta passagem do Eclesiástico: “Não entregue tua alma à tristeza!”

Entreguemos então, toda a nossa tristeza, nossas dores, as nossas aflições, preocupações... tudo nas mãos deste Jesus que não quer que nenhum de nós nos abandonemos a tristeza. Pois Ele é capaz de nos dar uma alegria que nós não conhecemos. Uma alegria que não é a deste mundo. Uma alegria que só se encontra em Cristo Jesus.

Que o Senhor Jesus abençoe a todos nós!!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

EU SÓ QUERIA A MINHA MÃE

Certa noite eu estava com muita febre e quis falar com Jesus, mas Ele me disse:

- Agora estou muito ocupado!
- É urgente – eu disse - trata-se de minha mãe!
- Calma ...agora não posso – respondeu Ele suavemente.

Entre chocado e desapontado eu bradei:

- Está bem! Com quem posso falar então?
- Comigo, mas não agora que estou tão ocupado.

Eu, doente e febril, tive que me conformar e aguardar o momento “certo” para falar com Ele. Sozinho naquela cidade estranha, tudo que eu queria era o abraço de minha mãe, naquele momento tão distante de mim. A febre deve ter elevado tanto que adormeci.

Tive sonhos confusos e agitados onde eu me via sendo envolvido pelos braços amorosos de minha mãe. Quando acordei, ensopado de suor eu me sentia maravilhosamente bem. Tinha desaparecido a febre e toda aquela sensação de abandono.

Lembrei-me que havia chamado por Jesus, mas não sabia exatamente se fora um delírio ou se ele falara comigo realmente. Arrisquei, sentindo-me patético, a chamá-Lo de novo:

- Senhor! Agora é possível, só responder-me a uma pergunta?

Para minha surpresa, eu ouvi:
- Sim, o que você quer?
- Era só para saber se realmente falei com o Senhor. Agora não quero mais nada, já estou bem. Quando O chamei, eu ia pedir-lhe que me trouxesse a minha mãe, mas o Senhor estava muito ocupado para atender ao meu chamado. Sonhei com ela e isso foi o bastante para curar-me.

- Sim, Eu estava muito ocupado atendendo alguém que tinha mais urgência: Eu estava escutando sua mãe, que me pedia para cuidar de você.

Cada mãe age muitas vezes como Nossa Senhora, intercede constantemente diante de Jesus pelos filhos. Não demonstra a preocupação, pois tem que ser forte para encorajar a Família a caminhar. Tenhamos a atitude de João quando Jesus lhe entregou Maria e ele na sua simplicidade a acolheu com toda dedicação. Jesus também nos entregou a nossa mãe para que tomássemos conta dela e ela nos preparasse para Ele.